quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A saga do Machado Dourado


Golden Axe


Em 1989 surge o jogo que seria o pai espiritual de todos os jogos de fantasia medieval, se foi o primeiro a abordar tal tema com essa configuração eu não tenho certeza, mas que foi o primeiro a chamar a atenção do publico e ganhar destaque entre os gamers e amantes do tema isso eu acredito que foi.

Golden Axe, surge desenvolvido pela SEGA originalmente para ARCADE e posteriormente para os consoles Master system, Mega Drive e Genesis.
Após o sucesso nos consoles da SEGA, o jogo foi lançado para diversas plataformas e sistemas com pequenas variações, como no jogo de Master System onde o único personagem jogável era Ax Battler.


O jogo era no estilo plataforma onde se escolhia um dos 3 personagens (Ax Battler, Tyris Flare e Giluis Thunderhead) que tiveram parentes mortos pelo vilão do jogo (Death Adder). No jogo existem os botão de ataque, pulo e mágica, era possível executar combos repetindo o botão de ataque, pular e bater, e dar um ataque reverso com ataque + pulo.
A magia era liberada através de potes mágicos, que eram obtidos por gnomos que surgiam em meio as fases ou nas transições. Gnomos azuis liberavam potes de mágica e os verdes liberavam comida que restaurava a barra de HP.

Os personagens

Ax, é o personagem mediano, tem força agilidade e mágica na média. sua vestes é na cor Azul e sua magia é do elemento terra (vulcânica) e possui 6 níveis.

Tyris, é mais ágil porém mais fraca que Ax e Gilius, sua mágica é a mais forte com 9 níveis e seu elemento é o fogo. Possui vestes na cor vermelho

Gillius, é o mais forte dos 3 porém o menos ágil, sua magia é a mais fraca e é do elemento raio e sua vestes são verdes


A História

O jogo gira em torno do Machado de Ouro que esta em posse de Death Adder, e o objetivo dos personagens é o de recuperar esta poderosa arma e deter o vilão.

Golden Axe II


Ainda para Genesis e Mega Drive temos Golden Axe II, que avançou tanto graficamente como na jogabilidade, temos novos golpes o sistema de soltar as magias evoluiu podendo agora escolher quanto de magia queremos soltar e o visual das magias também melhorou bastante. algo difícil com algo consagrado, aconteceu com Golden Axe, pois a sua sequencia conseguiu ser melhor. embora o primeiro sempre vai ser considerado uma obra prima.

Golden Axe III


Depois de 2 lançamentos de sucesso a SEGA lança Golden Axe III, um jogo distribuído somente no Japão para o console Genesis.


Bom, apesar do jogo ter regredido brutalmente no quesito gráfico, ele trouxe algumas inovações que foi o fato de podermos agora em alguns pontos escolher para que fase vamos, o jogo possui um final alternativo e os personagens tem ataques especiais.
Este jogo trazia 4 personagens jogáveis sendo 2 deles ja conhecidos (Ax e Tyris, pelo menos parecem ser os mesmos), um bárbaro bem forte e grande e um licantropo (homem pantera), Gilius aparece somente no inicio do jogo dando umas instruções.





Nesse ponto eu achei que a saga do "Golden Axe" estaria encerrada. Mas essa é a saga nos consoles.

Golden Axe - The Revenge of Death Adder


Nos arcades, Golden Axe teve uma sequencia que poucos conhecem, A vingaça de Death Adder, foi o segundo jogo da série, que seguindo os mesmos caminhos de Golden Axe III trazia personagens novos e caminhos alternativos. Nesse jogo porém não temos nenhum dos personagens principais (o que me leva a acreditar que talvez o bárbaro e a amazona de golden axe 3 não seja Ax e Tyris), temos o bárbaro Sternblade, a centaura Dora, outro bárbaro com Gilius nas costas chamado Goah e o Sátiro Little Trix.
Apesar de ter um sistema inovador em relação ao primeiro jogo e os gráficos estarem melhores. O jogo não ficou melhor que a sequencia para consoles (golden axe II).


Golden Axe - The Duel



Após todos estes jogos a SEGA lança Golden Axe - The Duel.


Isso mesmo um jogo de luta, estilo Street fighter com os personagens de golden Axe.
Eu não joguei este, mas confesso que deve ser muito louco um porradeiro com especiais e tudo utilizando estes caras do Golden Axe.

Golden Axe - Beast Rider


E agora na ultima geração de video games a SEGA lançou um Reboot do jogo para PS3 e Xbox360, chamado "Beast Rider", onde jogamos com a Tyris Flare. O jogo na época não me prendeu, pois quando eu o conheci tinha outros jogos ja mais avançados na época e talvez por isso não me chamou muito a atenção, mas o jogo é bem legal e claro... É golden axe então merece toda atenção e respeito.




Abaixo segue as capas dos jogos em sequencia




Nenhum comentário:

Postar um comentário